Birmânia. Exército matou treze rebeldes no Estado de Rakhine

O exército birmanês anunciou esta sexta-feira ter morto 13 membros de um grupo armado no estado de Rakhine, numa ofensiva ordenada pela líder de facto em represália pelos ataques da guerrilha contra esquadras da polícia no início de Janeiro.

“Matámos 13 rebeldes”, indicou o major-general Tun Tun Nyi em conferência de imprensa na capital Naypyidaw. “Também foram mortos oficiais e soldados das nossas forças armadas”, acrescentou, sem fornecer o balanço.

Tun Tun Nyi, do corpo de propaganda do Exército, disse na conferência de imprensa que a própria líder de facto do Myamnar (antiga Birmânia), Aung San Suu Kyi, ordenou a ofensiva contra o Exército Arakaan por considerá-lo um perigo para a “segurança nacional”.

Pelo menos 4.500 pessoas já foram deslocadas deste território do oeste da Birmânia (Myanmar) devido aos combates entre os combatentes do Exército de Arakaan (AA) e as forças governamentais: “A luta entre o AA e o Tatmadaw [o exército birmanês] não é uma guerra civil. É uma guerra de aniquilação contra os rebeldes”, assegurou por sua vez o general Zaw Min Tun.

O responsável militar alertou contra a utilização da expressão “guerra civil”, que na sua perspectiva terminou em 1949, um ano após a independência do país asiático.

Os rebeldes do AA combatem por mais autonomia para a população budista deste território do oeste de Myanmar, onde a violência já levou à fuga forçada para o vizinho Bangladesh de mais de 700.000 muçulmanos Rohingyas.

Os combates entre o exército e o AA intensificaram-se nas últimas semanas.

A 4 de Janeiro, dia da independência birmanesa (proclamada em 1948 face ao império colonial britânico), 13 polícias foram mortos e nove feridos em ataques do AA contra quatro esquadras da polícia.

O comando militar tinha anunciado em 21 de Dezembro um cessar-fogo unilateral com as guerrilhas étnicas no norte e leste da Birmânia até 30 de Abril de 2019, mas o estado de Rakhine, a oeste, não foi abrangido pela medida.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.