Tufões. Governo estreia nova aplicação com o Yutu

Chama-se “GeoGuide para emergências”, é a nova aplicação do Governo para manter a população informada sobre tempestades e desafios que tais e está disponível em chinês, em português e inglês. Entre outras informações, o aplicativo disponibiliza provisões meteorológicas, a localização dos centros de acolhimento e ainda um guia de prevenção de riscos e desastres.

O Governo anunciou esta quarta-feira o lançamento de uma aplicação móvel dedicada a situações de emergências que faz a estreia com a aproximação do tufão Yutu, em relação ao qual as autoridades do território já emitiram o alerta 1 de tempestade tropical.

A aplicação móvel “GeoGuide para emergências” permite que a população possa obter informações sobre a previsão de inundação dos diferentes níveis de “Storm Surge” através de um mapa na versão online e offline, anunciou o Executivo.

A “GeoGuide para emergências” – disponível também em português e inglês – é um projecto da Direcção dos Serviços de Cartografia e Cadastro com o apoio dos Serviços de Polícia Unitários e da Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

A ‘app’ integra previsões, localizações dos centros de acolhimento de emergência, linhas de emergência e guia de prevenção de riscos/desastres, entre outras informações.

A passagem do tufão Yutu pelas Filipinas provocou a morte a pelo menos quatro pessoas e as equipas de resgate continuam as operações para encontrar sobreviventes entre a lama e os destroços

O Yutu tocou terra na madrugada de terça-feira, com ventos que sopravam a 150 quilómetros por hora, com rajadas de até 210 quilómetros por hora e provocou danos materiais, como a queda de árvores e casas que perderam os telhados, além de forçar a retirada de milhares de pessoas.

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) emitiram esta quarta-feira o sinal 1 de tempestade tropical: “Após a entrada no Mar do Sul da China, o Yutu enfraqueceu para um ciclone tropical severo (…) prevê-se que o Yutu desacelere a velocidade de movimentação e pouco a pouco tome um rumo para norte e para a parte nordeste do Mar do Sul da China” apontaram os Serviços Meteorológicos e Geofísicos numa nota divulgada hoje.

Na madrugada de quinta-feira existe uma probabilidade “moderada a relativamente alta” de o sinal 3 de tempestade tropical ser emitido.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, hasteados tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.