Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau foi oficialmente inaugurada

Xi Jinping declarou a maior ponte do mundo construída sobre o mar oficialmente aberta às dez horas da manhã desta terça-feira. Apesar de ter sido hoje inaugurada, a Ponte só abre à circulação automóvel ao início da manhã desta quarta-feira.

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, inaugurou esta terça-feira a Ponte que liga Hong Kong, Zhuhai e Macau, considerada a maior travessia marítima do mundo, após nove anos de construção.

“Eu abro oficialmente a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau”, declarou o chefe de Estado chinês, numa curta intervenção durante a cerimónia de inauguração da Ponte, na cidade de Zhuhai.

A Ponte deverá impulsionar o projecto de integração regional da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província chinesa de Guangdong: as cidades de Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing.

A Travessia do Delta foi inaugurada às dez da manhã desta terça-feira, mas só às nove da manhã de amanhã abre formalmente ao trânsito. A Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau é a maior ponte do mundo sobre mar, com uma estrutura principal de 26,9 quilómetros, que incluiu uma secção elevada de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros. A estrutura tem uma extensão total que ronda os 55 quilómetros.

De acordo com as estimativas avançadas pelo jornal South China Morning Post, da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, a Ponte custou aos três governos cerca de 1,9 mil milhões e euros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.