Augusto Santos Silva em Macau no sábado

O titular da pasta da diplomacia do Governo de Lisboa inaugura amanhã em Cantão o novo Consulado Geral de Portugal na vizinha província continental de Guangdong. No sábado, Santos Silva desloca-se a Macau, onde o espera uma agenda repleta, que conta – entre outros – com um encontro com Chui Sai On e uma visita à Feira Internacional de Macau.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, inicia esta sexta-feira uma visita de quatro dias à República Popular da China, durante a qual terá encontros com vários membros do governo chinês.

A visita, que começa por Cantão – onde Santos Silva inaugurará um novo consulado-geral de Portugal e terá um encontro com o Governador daquela província, Ma Xingrui – tem por objectivo “o reforço do já estreito relacionamento bilateral”. A visita insere-se igualmente no quadro da visita do Presidente Xi Jinping a Portugal”, explica o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

Em Macau, Augusto Santos Silva – que fará esta deslocação acompanhado pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias – estará no segundo dia de deslocação à China.

Da agenda do governante português território faz parte uma visita à chancelaria do Consulado-Geral de Portugal, onde terá um encontro com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, com empresários portugueses e com a imprensa de língua portuguesa, bem como uma recepção à Comunidade Portuguesa, ao final do dia, na residência consular.

Um encontro com o chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, a visita à Escola Portuguesa de Macau e à Feira Internacional de Macau, são outros dos pontos da agenda do ministro no território.

De Macau, Augusto Santos Silva parte depois para Pequim, onde tem encontros ao mais alto nível.

Em Pequim, o governante participa na reunião da 10.ª Comissão Mista Económica entre Portugal e a China e tem encontros marcados com o Conselheiro de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, e com o ministro do Comércio da China, Zhong Shan, bem como com o director da Comissão de Negócios Estrangeiros do Bureau Político do Partido Comunista da China e membro do Politburo, Yang Jiechi.

Também em Pequim, o Secretário de Estado da Internacionalização encontra-se com o Vice-presidente do Asia Infraestucture Investment Bank, Danny Alexander, e com o presidente do Fundo China-Países de Língua Portuguesa, Jin Guangze.

Quanto ao ministro dos Negócios Estrangeiros, ainda se encontrará com representantes da imprensa de Língua Portuguesa na residência da Embaixada de Portugal.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.