Vettel venceu em Silverstone, mas Hamilton “roubou o show”

O alemão Sebastian Vettel venceu este domingo o Grande Prémio da Grã Bretanha e aumentou para oito pontos a vantagem sobre o britânico Lewis Hamilton, numa altura em que estão cumpridas dez provas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Vettel, que partiu do segundo lugar, liderou a corrida desde a primeira volta, depois de ter tirado proveito de uma saída de pista de Hamilton logo na primeira curva.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu este domingo o Grande Prémio da Grã-Bretanha e reforçou a liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, mas teve de partilhar o protagonismo na 10.ª prova do campeonato com o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes.

O campeão mundial em título, que tinha arrancado da ‘pole position’, caiu para a cauda do pelotão na sequência de um ‘toque’ com o Ferrari do finlandês Kimi Raikkonen pouco depois do arranque. O piloto inglês recuperou até ao segundo lugar, com a ajuda do público britânico e de duas entradas em cena do ‘safety car’.

Vettel que venceu o Grande Prémio da Grã Bretanha em 2009 conquistou o quarto triunfo da temporada e aumentou para oito pontos a vantagem de que dispõe sobre Hamilton na liderança do Campeonato do Mundo: “O pescoço aguentou e a corrida foi fantástica. Que público excepcional. Esta foi uma corrida de que gostei muito. Penso que as pessoas também terão gostado muito desta prova. Que dia fantástico”, salientou Vettel, sem conseguir dissimular a euforia.

Hamilton, que venceu o Grande Prémio da Grã Bretanha por cinco ocasiões, falhou o sexto triunfo, mas protagonizou uma prova a todos os níveis extraordinária. O piloto britânico chegou ao terceiro lugar à 19ª volta, mas com uma única mudança de pneus, teria tido dificuldades acrescidas para manter a posição se o safety car não tivesse entrado em pista por duas ocasiões. No final, Hamilton pediu desculpa aos muitos adeptos que acompanharam a prova nas bancadas de Silverstone: “Esta é a maior corrida do ano, com a maior assistência do ano e eu peço desculpa por não ter conseguido fazer com que o troféu ficasse em casa. Estou profundamente grato pelo vosso apoio. Foram vós que me ajudaram a concluir esta corrida. Vamos continuar a dar o nosso melhor e eu deixo aqui a garantia que não irei desistir. Não irei desisitir”, assegurou o piloto britânico.

Os pilotos da Ferrari foram os mais prejudicados com a intervenção do safety car. Sebastien Vettel optou por efectuar mais uma paragem para substituir os pneus do Ferrari e, mesmo tendo sido ultrapassado por Valteri Bottas, beneficiou da estratégia nas voltas finais, recuperando o comando ao finlandês, que foi ainda superado por Hamilton e Kimmi Raikonnen e acabou a prova no quarto lugar.

 

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.