Malásia: Monarca concede indulto a Anwar Ibrahim

Condenado a cinco anos de prisão por sodomia, o antigo líder da oposição foi hoje perdoado pela casa real da Malásia. Ibrahim poderá agora substituir Mahatir Mohamad na liderança do Governo, depois do antigo primeiro-ministro, de 92 anos, ter terminado com mais de seis décadas de governação do Barisan Nasional.

O sultão Muhammad V, que actualmente ocupa o trono da Malásia, aceitou esta sexta-feira perdoar com efeitos imediatos o anterior líder da oposição Anwar Ibrahim, que cumpre uma pena de prisão por sodomia, anunciou o novo primeiro-ministro malaio, Mahatir Mohamad.

O rei “indicou estar disposto a perdoar Datuk Sri Anwar imediatamente”, declarou o novo primeiro-ministro, em conferência de imprensa, dois dias depois de Mahatir, de 92 anos, ter liderado uma coligação da oposição à vitória nas eleições legislativas: “Vamos abrir o procedimento adequado para obter o perdão para Datuk Sri Anwar. Isto significa um perdão total. Ele deverá ser imediatamente libertado assim que for agraciado”, acrescentou.

Mahathir tinha prometido, em caso de vitória nas legislativas e depois de ser nomeado para a chefia do Governo, de ceder o cargo a Anwar, antigo inimigo, desde que este saísse da prisão. Os dois homens reconciliaram-se antes das eleições para tentar vencer o ex-primeiro-ministro Najib Razak, envolvido num enorme escândalo financeiro que abala a Malásia desde 2015.

A coligação da oposição dirigida por Mahathir e apoiada por Anwar venceu na quarta-feira as eleições contra o Barisan Nasional (Frente Nacional, BN), coligação que dirigia a antiga colónia britânica desde a independência, em 1957.

Anwar, de 70 anos, era o “braço direito” de Mahathir quando este foi primeiro-ministro pela primeira vez, entre 1981-2003. Divergências políticas ditaram o afastamento de Anwar. Já na oposição, Anwar foi condenado e detido no final de um processo controverso por sodomia e corrupção.

O opositor foi novamente condenado em 2015, já com Najib como primeiro-ministro, a cinco anos de prisão por sodomia, num processo tão controverso quanto o primeiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.