A imposição de um graffiti no pódio do busto de Luís Vaz de Camões, no jardim homónimo, deixou o Instituto Cultural em alvoroço. O organismo, que se comprometeu a apagar a pequena inscrição o mais depressa possível, lembra em comunicado que os actos de vandalismo dirigidos contra imóveis classificados são considerados ilícitos criminais.
O busto de Luís Vaz de Camões localizado no jardim homónimo, em frente à igreja de Santo António, foi recentemente vandalizado, anunciou esta terça-feira o Instituto Cultural em comunicado. Na nota de imprensa, o organismo explica que a parte posterior do pódio onde assenta a estátua foi pintada através da imposição de um graffiti. A inscrição, considera o Instituto Cultural, afectou negativamente “a aparência exterior do busto e a imagem geral do sítio onde se encontra”.
O organismo já comunicou a ocorrência às forças de segurança e comprometeu-se a conduzir trabalhos de reparação o mais rápido possível, com o propósito de recuperar a aparência original da escultura no mais curto período de tempo.
Na mesma nota, o Instituto Cultural lembra que, ao abrigo do disposto no artigo 35.º da Lei de Salvaguarda do Património Cultural os actos de vandalismo direccionados contra imóveis classificados são considerados ilícitos criminais. O busto de Camões, recorda o organismo, faz parte da lista dos “bens imóveis classificados” de Macau.

Leave a Reply