Trump destitui Tillerson do cargo de Secretário de Estado

O presidente norte-americano já anuciou, de resto, o nome do substituto de Rex Tillerson. Mike Pompeo, director da CIA, é o novo responsável pela pasta da política externa do Executivo de Washington.

O presidente norte-americano, Donald Trump, destituiu esta terça-feira de maneira imediata Rex Tillerson do cargo de Secretário de Estado norte-americano e anunciou que o substituto será o actual director da CIA, Mike Pompeo.

“Mike Pompeo, director da CIA, será o nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado Rex Tillerson pelos seus serviços!”, disse Trump, numa mensagem que deixou na sua conta no Twitter.

Minutos depois, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, divulgou um comunicado do presidente norte-americano em que sublinhou que sob a direção de Rex Tillerson “se tinham alcançado grandes coisas nos últimos 14 meses”.

No entanto, as tensões entre Donald Trump e Tillerson foram constantes quase desde a tomada de posse do empresário como presidente dos Estados Unidos da América. Ambos reconheceram recentemente que alimentavam diferentes pontos de vista sobre assuntos chave de política exterior.

Sobre Pompeo, Trump sublinhou a sua “confiança” de que se trata a “pessoa adequada para o trabalho neste momento fundamental”.

Pompeo “vai seguir o nosso programa de restaurar o papel dos EUA no mundo, fortalecendo as alianças que mantemos, confrontando os nossos adversários e procurando a desnuclearização da península da Coreia”, salientouTrump no comunicado.

A Casa Branca informou que o presidente norte-americano escolheu este momento para dar a conhecer as mudanças no seu gabinete face às negociações iminentes com a Coreia do Norte e ao lançamento de vários acordos de comércio.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.