Rota das Letras: Hélder Beja anuncia demissão

Hélder Beja, director de programação do Festival Litérário Rota da Letras, anunciou ao final da manhã desta sexta-feira a intenção de abandonar a organição do certame a 26 de Março, “imediatamente após o fim da sétima edição” da iniciativa, que amanhã conhece o seu arranque.
Num breve comunicado, o responsável assume não ter condições para continuar a dinamizar a organização de uma iniciativa a que esteve ligado desde a primeira hora: “Na qualidade de co-fundador e membro da direcção da Rota das Letras desde a primeira hora, e na sequência dos eventos noticiados nos últimos dias, que culminaram com o cancelamento da presença de alguns autores que se preparavam para participar no festival, considero que na presente conjuntura não tenho condições para continuar”, escreveu Hélder Beja na nota de imprensa.

Hélder Beja vai permanecer no cargo até ao fim da sétima edição do Festival, a 26 de Março.

No início da semana, os responsáveis pela organização do Festival Literário de Macau anunciaram o cancelamento dos convites efectuados a três escritores – Jung Chang, Suki Kim e James Church – por ameaçar que fossem impedidos de entrar em Macau.
“Fomos informados oficiosamente de que não era oportuna a vinda de três escritores convidados ao território, não estando assegurada a sua entrada em Macau”, afirmou então Hélder Beja em declarações aos meios de comunicação social do território.
Confrontadas pela agência Lusa, as forças de segurança do território garantiram não estar ao corrente da possibilidade dos autores em questão poderem vir a ser barrados à chegada à RAEM.
Para além de anunciar o cancelamento dos convites feitos a Jung Chang, a Suki Kim e a James Church, o Festival Literário de Macau revelou também que a dissidente e activista dos direitos humanos Hyeonseo Lee, que fugiu da Coreia do Norte quanto tinha apenas 17 anos, também cancelou a presença no evento “por motivos de ordem pessoal”.
Hélder Beja despede-se da organização do evento que ajudou a criar a 26 de Março, mantendo-se no cargo por respeito à equipa que o rodeia e “a todos os muitos convidados que já estão a caminho de Macau”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.