Rota das Letras: Quatro desistências de uma assentada

Fica para a próxima. Jung Chang cancela participação na Rota das Letras.

Jung Chang, a autora de “Mao: A História Desconhecida”, constitui a baixa de maior nomeada. As outras são a dissidente norte-coreana Hyeonseo Lee, a sul-coreana Suki Kim e o antigo agente da CIA que assina sob o pseudónimo de James Church.

A escritora sino-britânica Jung Chang, figura de cartaz da edição de 2018 do Festival Literário de Macau, já não vai marcar presença no certame, anunciou esta segunda-feira a comissão organizadora do evento, sem consubstanciar, ainda assim, a razão pela qual a autora de “Cisnes Selvagens” e de “Mao: A História Desconhecida” cancelou a vinda à RAEM.
Para além de Jung Chang, também a norte-coreana Hyeonseo Lee, a sul-coreana Suki Kim e o norte-americano James Church cancelaram a sua participação na Rota das Letras, evento que este ano se realiza entre 10 e 25 de Março.

Sai Jung Chang, entra Shan Sa.

Em contra-partida, o Festival Literário de Macau vai contar com a presença de Shan Sa, escritora nascida em Pequim e radicada em França desde a década de 90. A também pintora venceu em 1997 o Prémio Goncourt para o Primeiro Romance com o romance “A Porta da Paz Celestial” e quatro anos depois, em 2001, recebeu o Prémio Goncourt des Lycéens com “A Jogadora de Go”. Traduzida em mais de 30 idiomas, Shan Sa é também uma pintora reputada, tendo expostos os seus trabalhos em cidades como Paris, Nova Iorque, Tóquio, Bruxelas, Genebra, Xangai, Macau ou a vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.
Apesar das quatro desistências agora anunciadas, a edição número sete da Rota das Letras vai contar com a presença de Maria Inês Almeida, Rui Tavares e Ana Margarida de Carvalho (Portugal), Ungulani Ba Ka Khosa, de Moçambique, e Julián Fuks, do Brasil, bem como do escritor e argumentista Rui Cardoso Martins, a jornalista Isabel Lucas, a professora, poeta e ensaísta Helena Carvalhão Buescu, a cabo-verdiana Dina Salústio e o são-tomense Albertino Bragança, ex-ministro da Educação, Cultura e Desporto e dos Negócios Estrangeiros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.