O fim da crise. Economia cresceu 9,1 por cento em 2017

Ao fim de três anos de contracção económica, a economia de Macau voltou a crescer. Em 2017, o Produto Interno Bruto do território ascendeu aos 404,2 mil milhões de patacas, um valor 9,1 por cento superior ao registado em 2016.

Em 2017, a economia de Macau cresceu 9,1 por cento, um registo que coloca fim à tendência de contração económica que pautou o desempenho do território ao longo de três anos.
De acordo com os dados divulgados pela Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC), no primeiro semestre do ano passado, a economia da RAEM subiu 11,2 por cento. No segundo semestre, a margem de crescimento ficou-se pelos 7,2 por cento.

O PIB “per capita” no território foi de 622.803 patacas no ano passado.

A procura interna manteve “um comportamento fraco, com uma contração anual de 2,7 por cento”, mas a economia recuperou “o crescimento positivo”, com a subida da procura externa, explica a DSEC em comunicado.
Para a melhoria do desempenho económico contribuiu também o aumento das entradas e das despesas dos visitantes, que levaram a um crescimento das exportações de serviços de 15,4 por cento em relação a 2016.
No ano passado, o Produto Interno Bruto do território atingiu os 404,2 mil milhões de patacas e o PIB per capita foi de 622.803 patacas. Já o indicador que mede a variação global de preços – o deflator implícito do PIB – conheceu uma subida de 2,3 por cento em termos homólogos anuais.
O peso das exportações líquidas de bens e serviços na formação do PIB passou dos 41,6 por cento no final de 2016 para os 47,4 por cento no final do último ano.
No capítulo da procura interna, registou-se uma descida de 5,8 pontos percentuais para 52,6 por cento, devido às descidas de 3,2 pontos percentuais no investimento e de 2,1 pontos percentuais na despesa de consumo privado, enquanto a despesa final de consumo do Governo baixou ligeiramente 0,5 pontos percentuais.
No quarto e último trimestre do ano passado, o PIB de Macau cresceu 8 por cento em termos reais, quando no terceiro trimestre tinha subido 6,3 por cento
Em 2016, recorde-se, o PIB de Macau tinha-se situado em 358,2 mil milhões de patacas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.