Índia. Polícia indiana deteve 61 rohingyas esta semana

A polícia indiana prendeu esta semana no nordeste da Índia 61 muçulmanos rohingya por entrada ilegal no país, disseram esta terça-feira alguns responsáveis pelas forças de segurança indianas.

No Estado de Assam, a polícia disse ter detido três dez rohingyas, incluindo 12 crianças, que viajavam de autocarro para Gauhati, a capital do Estado, na noite de segunda-feira.

No vizinho Estado de Tripura, a polícia deu conta da detenção, ontem, de 31 rohingyas. Os migrantes terão passado as duas últimas noites ao relento junto à fronteira entre a Índia e o Bangladesh devido ao facto dos guardas fronteiriços destes países lhes recusarem a entrada nos respectivos territórios.

Ajoy Das, um polícia local, disse que elementos da Força de Segurança Fronteiriça da Índia deram alimento e cobertores aos rohingya antes de os deterem para os entregarem à polícia.

Mais de 700.000 rohingya fugiram do Myanmar, sobretudo para o Bangladesh, desde Agosto de 2017 para escapar à violência.

Calcula-se que 40.000 se terão refugiado na Índia, embora menos de 15.000 estejam registados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

O governo indiano considera que existem provas da existência de extremistas que constituem uma ameaça para a segurança do país entre os migrantes rohingya e deportou mais de uma dezena por entrada ilegal nos dois últimos meses.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.