Dominic Foos vence Open de Golfe de Macau

Fotografia: Mick de Paola/Unsplash

O alemão Dominic Foos assinou uma recuperação notável no quarto e último dia de competição no Open de Golfe de Macau. No green do Macau Golf and Country Club, em Coloane, o atleta germânico, de 28 anos, superou o taiwanês Wang Wei-hsuan no play-off que decidiu o triunfo na prova.

O triunfo, com uma execução notável no segundo buraco do play-off, ofereceu a Dominic Foos a primeira vitória no Circuito Asiático de Golf e a primeira de um golfista alemão no Asian Tour em quase três décadas.

A familiaridade de Foos com o green do Macau Golf and Country Club deu frutos no domingo. Em Março, o golfista germânico terminou a etapa local da International Series na décima posição. O torneio, que também integra o Asian Tour, foi disputado, de igual modo, na relva de Coloane.

Tanto Dominic Foos, como Wang Hei-hsuan entraram no último dia de competição a uma distância considerável do líder da prova, o tailandês Sarit Suwannarut. Oitavo posicionado à partida para a quarta ronda ao green do Macau Golf and Country Club, Foos apresentava uma desvantagem de sete pancadas para o líder da prova. No caso de Wang Hei-hsuan, a desvantagem era maior ainda, com o formosino a oito pancadas do primeiro lugar.

Ambos assinaram, no entanto, uma performanece impressionante na última ronda. Foos terminou a ronda de domingo com 63 pancadas, sete abaixo do par. Wang registou 62, oito abaixo do par. Os dois atletas terminaram com um balanço geral de 17 pancadas abaixo do par, desempenho que forçou o play-off. No tira-teimas, o alemão foi mais feliz e resolveu a contenda com uma tacada certeira, logo no segundo buraco: Devo dizer que não olhei para o placard durante o dia todo. O meu objectivo era o de jogar tacada a tacada. Mas, à medida que fui avançando para o buraco 18, tive, obviamente de olhar para o marcador e reparei que necessitada de converter um birdie. Estava um pouco depois da relva, naquela zona. Mas, sim, eu sabia o que tinha de fazer e fico feliz por ter feito isso”, assume o germânico. “Recebi um e-mail a notificar-me de que há uma cerimónia algures e dizia que quem ainda estava na corrida necessitava de ter essa cerimónia em conta e fazer planos nesse sentido. Estava convicto que não tinha de fazer planos nenhuns. Tinha um voo para as Filipinas às 7:10. É claro que este tipo de mudanças logísticas são bem-vindas. Fico feliz por ter perdido o meu voo na noite de domingo”, acrescenta o vencedor do Open de Macau.

Dominic Foos, de 28 anos, levou para casa um cheque no valor de 180 mil dólares norte-americanos, ao passo que Wang se despede de Macau com cento e dez mil dólares. Sarit Suwannarut caiu na classificação logo ao início do dia, com dois bogeys e um duplo bogey no sétimo buraco. O tailandês terminou em quarto lugar, enquanto o chinês Wenyi Ding, de 20 anos, conluiu a prova com um total de 67 pancadas e rematou as contas do pódio.

A edição de 2025 do Open de Macau foi organizada pelo Associação Geral de Golfe de macau e pelo Instituto dos Desporto e foi co-organizado e patrocinado pela SJM Resorts, empresa que vai continuar a financiar a competição até 2027.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.