Myanmar. Junta militar anuncia eleições para Dezembro

Fotografia: Rangum, a antiga capital do Myanmar. Alexander Schimmeck/Unsplash

O chefe da junta militar de Myanmar anunciou a realização de eleições em Dezembro ou Janeiro próximo, a primeira votação desde o golpe que derrubou o governo de Aung San Suu Kyi em Fevereiro de 2021, informou a imprensa estatal birmanesa no sábado. 

“Planeamos realizar eleições em Dezembro de 2025 (…) ou Janeiro de 2026”, disse o general Min Aung Hlaing, citado pelo Global New Light of Myanmar.

O exército birmanês tomou o poder no país em Fevereiro de 2021, alegando, sem provas, fraude eleitoral nas eleições de 2020, que foram ganhas de forma esmagadora pela Liga Nacional para a Democracia, da vencedora do Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

A Junta então lançou uma repressão sangrenta contra qualquer forma dissidência. Enquanto os combates se alastravam pelo país, os militares adiaram repetidamente as eleições que, segundo a oposição, não poderiam ser conduzidas de forma livre e justa.

Vários governos ocidentais e grupos de direitos humanos já classificaram qualquer plano de eleições como uma farsa, já que nenhuma oposição real é permitida numa nação actualmente dividida por uma multidão de grupos armados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.