Funcionários municipais na cidade continental de Zhuhai, retiraram na quarta-feira as flores e velas de um memorial improvisado em homenagem às 35 vítimas mortais do abalroamento perpetrado na segunda-feira por um homem, que conduziu o seu veículo contra uma multidão.
O condutor de 62 anos, de apelido Fan, passou com o seu pequeno veículo utilitário pelo portão de um complexo desportivo e colidiu deliberadamente com um grupo de pessoas que se exercitavam no interior, de acordo com as forças de segurança chinesas.
Um comunicado inicial da polícia indicava que havia um número indeterminado de feridos, mas não mencionava mortes. Vídeos do acidente começaram a ser removidos das redes sociais chinesas.
Até à manhã de quarta-feira, havia 35 mortos e 43 feridos contabilizados, de acordo com a imprensa estatal. A polícia disse que Fan foi detido no local, mas foi hospitalizado depois de se ter mutilado com uma faca no pescoço e noutros locais, o que o impediu de ser interrogado.
A polícia disse que as investigações preliminares sugerem que o ataque foi desencadeado por questões pessoais, com Fan a mostrar-se descontente com a divisão de bens após o seu divórcio.
Jornalistas da AFP presentes no local presenciaram na noite de terça-feira a colocação de arranjos florais e de velas de homenagem as vítimas no exterior do complexo desportivo onde o incidente ocorreu
Mas na manhã de quarta-feira, as equipas de limpeza retiraram as flores e as velas. Alguns dos trabalhadores disseram que se limitavam a cumprir ordens.
Leave a Reply