Macau. FIFA atribuiu 13 milhões de dólares à Associação de Futebol

Fotografia: Nathan Rogers/Unsplash

Desde 2016, a FIFA concedeu à Associação de Futebol de Macau mais de 13 milhões de dólares, ao abrigo do programa de desenvolvimento da modalidade promovido pela organização que tutela o futebol à escala global. Parte significativa do montante foi investido na construção da nova sede da Associação, empreitada que se encontra actualmente em curso.

 

Na tradição chinesa, o Festival das Lanternas encerra as celebrações do Ano Novo Lunar, mas para o futebol de Macau, o festival –  celebrado no fim-de-semana – pautou o arranque simbólico de uma nova era.

A organização, no domingo passado, no Estádio Olímpico da Taipa, do Torneio de Comemoração do Ano Lunar do Coelho – disputado pelo Chao Pak Kei, pelo Eastern Sports Club, de Hong Kong, pelo Zhuhai 2030 e pelo Guangdong Red Treasure – do coincidiu com a vinda a Macau de dois dirigentes da FIFA responsáveis pelo pelouro do desenvolvimento do futebol.

Sanjeevan Balasingam, director da Subdivisão para as Federações-Membro da Ásia e da Oceânia e Lavin Vignesh, responsável pelo Gabinete Regional de Desenvolvimento da FIFA, estiveram na Região Administrativa Especial para se inteirarem dos trabalhos de construção da nova sede da Associação de Futebol de Macau, empreitada que se encontra actualmente em curso e que foi financiada pelo programa FIFA Forward.

Localizadas no centro da cidade, as novas instalações têm uma área de 935 metros quadrados e vão permitir que meia centena de funcionários trabalhem em permanência no local. A nova sede da Associação de Futebol de Macau é vista pela Federação Internacional das Associações de Futebol como um aspecto fundamental dos planos de desenvolvimento da modalidade no território.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela FIFA, a Associação de Futebol de Macau recebeu desde 2016 mais de 13 milhões de dólares em financiamento, ao abrigo do FIFA Forward, o programa de desenvolvimento de futebol da organização que tutela a modalidade à escala global. O montante, salienta o mesmo comunicado, foi gasto em infraestruturas, no pagamento de despesas operacionais diárias e no financiamento das viagens ao exterior das diferentes selecções de Macau, um desígnio que foi interrompido ao longo dos últimos três anos devido à pandemia de Covid-19

Globalmente, a FIFA já investiu mais de 2,8 mil milhões de dólares desde que o programa FIFA Forward foi criado, em 2016. A terceira fase da iniciativa arrancou em Janeiro último e prevê o investimento de mais três mil milhões de dólares nos 211 países e territórios que integram a organização liderada por Gianni Infantino.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.