As autoridades búlgaras alertaram para a presença de minas explosivas a flutuar à deriva no mar Negro, que foram arrastadas desde a cidade portuária ucraniana de Odessa e que põem em risco o tráfego marítimo de toda a zona.
Segundo anunciou Sófia em comunicado, os engenhos explosivos “foram arrastados por uma tempestade e estão a flutuar no mar Negro, representando uma ameaça para todas as embarcações”.
A minas vêm da costa de Odessa, o principal porto da Ucrânia nesse mar, e alguns especialistas acreditam que são parte do dispositivo defensivo colocado para evitar o desembarque de forças russas.
Especialistas da Academia Naval Militar em Varna indicaram à Agência Efe que as minas poderão chegar às águas territoriais búlgaras dentro de dez dias.
O Governo garantiu que tanto a Marinha como as autoridades civis estão a aplicar medidas extraordinárias de vigilância e estão preparadas para neutralizar os artefactos: “Pede-se aos residentes perto da costa que alertem o número de emergência 112 se descobrirem objetos esféricos suspeitos na água ou na costa”, acrescentou o comunicado.
As tripulações de barcos comerciais na zona foram alertadas para que vigiem o mar com a máxima atenção e informem imediatamente as autoridades costeiras se virem algum objecto suspeito na água.
Leave a Reply