
O líder de um esquema de investimento em pirâmide que tinha a sua sede em Macau e que defraudou milhares de investidores em dezenas de países foi condenado a 10 anos e meio de prisão pelo Supremo Tribunal espanhol. Os lesados perderam mais de 31 milhões de euros.
Tiago Fontoura Miranda, presidente executivo da GetEasy, Lda, criou um esquema de investimento que tinha por base a venda de aparelhos GPS, prometendo lucros substanciais em troca de um investimento inicial de 360 euros. De acordo com informações veiculadas pela imprensa espanhola, a GetEasy, Lta tinha sede em Macau e a sua principal base de operações em Portugal.
As autoridades foram alertadas para o carácter irregular das operações da GetEasy em 2014, quando o Banco de Portugal emitiu um alerta em que explicava que a empresa não estava autorizada a receber grandes depósitos ou a pagar gratificações avultadas.
Para além de Tiago Fontoura, o aviso citava os nomes de um associado denominado António Loios e o director de marketing, Pedro Mira Godinho.
O Caixabank, o grupo financeiro líder na banca a retalho em Espanha, fez posteriormente um aviso da mesma índole, quando se apercebeu que milhões de euros começaram a fluir para uma das contas da GetEasy, sem que os seus titulares pudessem provar que os fundos tinham sido obtidos de forma legal.
Cinco anos depois de terem sido efectuadas as primeiras detenções, o Supremo Tribunal espanhol condenou os três líderes do esquema de investimento em pirâmide a penas efectivas de prisão. Dois empresários espanhóis e cinco outros intermediários também foram condenados pelos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de riqueza.
Em 2014, a GetEasy Limited foi também alvo de investigação na RAEM, com o Ministério Público a investigar indícios de branqueamento de capitais.
A GetEasy Limited começou a operar a 9 de Setembro de 2013 e só tinha sócios com morada em Portugal, de acordo com os dados do registo comercial. Num período de 14 meses, a companhia expandiu-se para 137 países. No auge das operações, dispunha de cerca de 60 mil membros que recebiam dividendos depois de investirem na GetEasy.
Leave a Reply