Uma manada de 75 vacas é tratada com o recurso a óleos essenciais em Forest-Saint-Julien, no departamento francês de Hautes-Alpes. O casal proprietários dos animais trocou os produtos químicos pela aromaterapia. As vacas, criadas para a produção de leite, não se ressentiram da mudança e estão a prosperar. O veterinário quase deixou de visitar a exploração pecuária de Anne-Claude Borel.
“Para os parasitas que afectavam os nossos bezerros, coloquei óleo de alfazema na base do crânio. O tratamento funcionou muito bem”, assegura Anne-Claude Borel, que cria vacas leiteiras na exploração pecuária de Col de Manse, no departamento francês de Hautes-Alpes.
Para desparasitar os animais, os criadores recorrem a alho e a vinagre, ingredientes naturais que são muito menos agressivos que os produtos químicos. O casal começou a usar óleos essenciais em casa, com os membros da família, antes de pensar em aplicá-los também nos animais.
Em 2013, quando empreenderam um processo de conversão da exploração pecuária num empreendimento orgânico, decidiram começar a tratar as suas vacas com o recurso à aromaterapia. O processo contou com o apoio de veterinários itinerantes especializados. Os produtos são muito eficazes para tratar infecções nos úberes dos animais ou para aligeirar as dificuldades e as consequências dos processos de parto.
A ideia pode parecer rebuscada, até porque a alopatia é omnipresente e a aromaterapia continua a ser desaconselhada por muitos profissionais de saúde: “O nosso objectivo é o de criar as vacas em boas condições. Não devem estar em espaços muito apertados, porque senão ficam doentes”, defende Anne-Claude Borel.
Os invernos nos Hautes-Alpes são longos e frios, o que faz com que os animais permaneçam dentro da vacaria durante longos períodos de tempo. A circunstância faz com que fiquem mais susceptíveis a doenças: “Todas as vacas nascem na vacaria. Nós conversamos com elas, cada uma tem o seu carácter, há uma boa harmonia no rebanho”, afirmou Anne Claude-Borel, em declarações à televisão France 3.
O casal Borel poupa dinheiro em produtos e intervenções veterinárias. Embora a abordagem tenha um impacto significativo, não é, de acordo com eles, a mais lucrativa.
Leave a Reply