As autoridades fiscais da China estabeleceram um prazo de dez dias para que algumas das principais celebridades do país regularizem os seus impostos , numa campanha que tem por objectivo aumentar o controlo sobre os excessos dos famosos e a sonegação fiscal.
As autoridades chinesas lançaram uma importante estratégia para reprimir a evasão fiscal e o comportamento “imoral” da indústria do entretenimento, atingindo algumas das maiores estrelas do país.
As Finanças de algumas das maiores cidades da China, como Pequim, Xangai e Guangzhou, informaram várias celebridades de que devem declarar todos os seus rendimentos até ao final do ano para evitar penalidades severas, de acordo com um comunicado divulgado pelo governo na quarta-feira.
“Se a auto-inspeção e a autocorrecção ainda assim forem rejeitadas (…) ou não forem exaustivas, o departamento de impostos vai lidar seriamente com as omissões”, alertou o gabinente fiscal da província de Cantão, num comunicado.
Na segunda-feira, a rainha das transmissões ao vivo nas redes sociais, Huang Wei, recebeu uma multa recorde de 200 milhões de dólares norte-americanos por sonegação de impostos. Um dia depois, as suas contas, com cerca de 110 milhões de seguidores nas redes sociais, foram encerradas.
Em Agosto, a actriz Zheng Shuang foi multada em 46 milhões de dólares. Outra actriz, Fan Bingbing, que estrelou na saga X-Men, encontra-se numa situação difícil desde 2018 devido a outro escândalo de sonegação de impostos.
A Administração Estatal de Rádio, Cinema e Televisão disse ter “tolerância zero” para a evasão fiscal e “os salários altíssimos” dos profissionais do entretenimento.
As autoridades reguladoras chinesas que monitorizam a Internet costumam ordenar o encerramento de contas na rede de pessoas que caíram em desgraça com o regime comunista que governa o país.
Neste contexto, a televisão pública CCTV anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma campanha de dois meses de “rectificação do caos” na Internet. Terá como principal alvo as transmissões ao vivo, uma modalidade usada com frequência pelos “influenciadores”.
Leave a Reply