Portugal no vermelho. Depois da Alemanha, a Suíça e a Áustria?

Fotografia: Philipp Potocnik/Unsplash

O Governo alemão vai restringir a partir da próxima terça-feira as autorizações de viagem para Portugal e para Rússia devido ao aumento, em ambos os países das infecções pela variante Delta do novo coronavírus. Depois da Alemanha, também a Suíça e a Áustria poderão colocar Portugal nas respectivas listas vermelhas.

Na última actualização da lista alemã dos países de risco devido aos números da pandemia, Portugal e a Rússia foram considerados países em risco devido à preocupante mutação Delta, o que significa que apenas pessoas com nacionalidade alemã ou autorização de residência podem entrar na Alemanha depois de terem estado em cada um desses países.

Além disso, independentemente de estarem totalmente imunizados ou de terem testado negativo, os afectados terão que cumprir catorze dias de quarentena.

A extensão da medida a Portugal foi especialmente ponderada devido ao efeito que terá sobre o turismo. Fontes governamentais explicaram, contudo, que o objetivo prioritário é abrandar a propagação da variante Delta na Alemanha, país onde já representa quinze por cento dos casos.

Com a Rússia e Portugal, são já dezesseis países incluídos na lista alemã de regiões em risco devido à variante. Portugal é o único país da União Europeia que integra a lista vermelha alemã.

As más notícias para Portugal poderão não ficar por aí, com os agentes do sector do turismo a recear que a Áustria e a Suíça – países que costumam apresentar uma grande colagem em relação às medidas decididas pela Alemanha – possam vir a adoptar indicações semelhantes. A decisão, caso se venha a confirmar, poderá colocar em risco as férias de dezenas de milhar de cidadãos portugueses emigrados na Suíça.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.