O mau tempo que desde a noite de segunda-feira se abateu sobre Macau causou durante todo o dia de hoje inundações nas zonas baixas do território. De acordo com a Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos desde 1952 que não há registo de um dia em que tenha chovido tanto.
Macau, explica o organismo, assistiu à maio precipitação diária desde que os registos da pluviosidade começaram a ser compilados, em 1952. Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos adiantaram ainda que o território registou esta terça-feira o segundo maior volume de precipitação horária desde 1964: “Foram registadas inundações em muitas partes de Macau, com inundações de até 0,5 metros em algumas zonas baixas”, acrescentou ainda o organismo.
Dezenas de fotografias e vídeos partilhados durante todo o dia nas redes sociais por residentes do território mostraram uma extensa trovoada durante a noite, bem como uma tromba de água ao largo da Taipa, um fenómeno raro no território.
Os internautas filmaram viaturas quase submersas e elementos da proteção civil a fazerem chegar apoio à população que ficou retida nas habitações. Apesar de alguns vídeos darem conta de parques de estacionamento inundados, até ao momento as autoridades não informaram sobre a existência de danos materiais ou de eventuais feridos derivados do mau tempo.
Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos esperam que o tempo continue instável e que chuva forte continue a fustigar Macau na quarta e na sexta-feira, acompanhada de trovoadas, como aconteceu desde a noite de segunda-feira. O Governo não descarta a possibilidade de se registarem novas inundações.
Leave a Reply