John Cena, actor do filme “Fast & Furious 9”, pediu desculpas aos seus seguidores chineses, nesta terça-feira (25), por ter descrito Taiwan como um “país”. O comentário que gerou uma onda de indignação no maior mercado cinematográfico do mundo.
Pequim considera a democrática Taiwan, uma ilha com governo próprio, uma província rebelde destinada a regressar ao seu controlo, à força, se necessário for. Qualquer tentativa diplomática de reconhecer a Formosa como nação irrita o governo chinês.
O astro americano de luta-livre que se tornou actor chamou Taiwan de “país” no início de Maio, num encontro com fãs durante uma viagem à ilha que serviu para promover o novo filme da saga.
Na terça-feira, perante um aumento da indignação nas redes sociais chinesas, Cena desculpou-se no Weibo, o Twitter da China: “Dei muitas entrevistas a propósito de ‘Fast & Furious 9’ e cometi um erro durante uma delas”, reconhece, num vídeo.
“Quero dizer (…) que amo e respeito a China e o povo chinês. Estou muito arrependido pelo meu erro. Sinto muito”, acrescentou o actor, sem repetir o polémico termo.
O seu vídeo já teve 2,4 milhões de visualizações na rede social, estritamente controlada: “Fast & Furious 9” estreou a 21 de Maio na China, arrecadando 148 milhões de dólares, de acordo com o tabloide Global Times.
Leave a Reply