Covid-19. Japão abre dois centros de vacinação

Fotografia: Matthieu Gouiffes/Unsplash

O Japão abriu esta segunda-feira os primeiros centros de vacinação contra o coronavírus, com o objectivo de acelerar a campanha de imunização, cuja lentidão é criticada a menos de dois meses do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que decorrem entre 23 de Julho a 8 de Agosto.

Os dois centros instalados em Tóquio e Osaka (no oeste do país), administrados pelas Forças de Autodefesa do Japão, pretendem vacinar diariamente milhares de pessoas com 65 anos ou mais anos.

Apenas 2 por cento dos quase 125 milhões de habitantes do Japão receberam até o momento as duas doses da vacina, contra 40 por cento da população dos Estados Unidos da América.

A lentidão, muito criticada, é explicada em parte pelas normas médicas rígidas e trâmites burocráticos, quando parte do país se encontra em estado de emergência para enfrentar a quarta onda de Covid-19: “Os Jogos Olímpicos poderiam acontecer com mais tranquilidade se isto tivesse sido feito antes e 80 ou 90 por cento da população estivesse vacinada antes do início do evento”, declarou Munemitsu Watanabe, de 71 anos, depois de receber a primeira dose em Tóquio.

O centro de vacinação de Tóquio deve aplicar quase 10.000 doses diárias e o de Osaka 5.000. Os dois locais utilizam a vacina do laboratório Moderna, autorizada desde sexta-feira no Japão.

A vacina da AstraZeneca, igualmente autorizada na sexta-feira, não será aplicada no momento devido aos raros, mas graves, casos de trombose registados em outros países.

O Japão iniciou em Fevereiro a vacinação dos profissionais de saúde e das pessoas com mais de 65 anos com a vacina da Pfizer/BioNTech. O governo espera que estes dois sectores da população estejam vacinados até o fim de julho.

O Japão ficou relativamente a salvo da pandemia em comparação com outros países, com apenas 12.000 mortes registadas oficialmente desde o início de 2020.

Mas o país registou nas últimas semanas um aumento de casos de Covid-19 que pressiona o sistema de saúde.

A população é contrária aos Jogos Olímpicos, mas os organizadores insistem que medidas estritas contra a pandemia e a proibição da presença de torcedores procedentes do exterior permitirão um evento com “total segurança”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.