China. Terremoto de 7,4 atinge província de Qinghai

Fotografia: James Wheeler/Unsplash

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a província de Qinghai, na República Popular da China, na manhã de sábado, horário local, de acordo com o Centro Alemão de Pesquisas em Geociências (GFZ).

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, informou o GFZ. Não há indicações imediatos sobre a existência de feridos ou de danos significativos provocados pelo abalo.

O epicentro do terremoto situou-se a cerca de 523 quilómetros de Lanzhou, na China, cidade que tem uma população de mais de 2,6 milhões, de acordo com o Centro Sismológico Europeu Mediterrâneo (EMSC).

Qinghai é uma província pouco povoada localizada na parte nordeste do Planalto Tibetano. O abalo fez-se sentir horas depois de um sismo de magnitude 6,1 ter atingido a província de Yunan, no sudoeste da China, vitimando pelo menos duas pessoas e ter deixado 17 outras feridas, de acordo com a USGS, na sigla em língua inglesa.

O abalo ocorreu às 21:48 locais  de sexta-feira, com epicentro próximo da cidade de Dali, um destino turístico popular, a uma profundidade de 10 quilómetros, acrescentou a mesma fonte.

O centro de monitorização de terramotos chinês disse que o tremor de terra ocorreu após “uma série de sismos menores” que se tinham feito sentir menos de uma hora antes.

A província de Yunnan é altamente vulnerável a terramotos, devido à colisão das placas tectónicas da Índia e da Eurásia, que formam a vasta cordilheira dos Himalaias.

Em 2020, um terramoto de magnitude 5 na mesma província matou quatro pessoas e feriu 23,de acordo com dados avançados pelas autoridades chinesas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.