Jerusalém. Novos incidentes na Esplanada das Mesquitas, trégua cai por terra

Fotografia: Sandre Crombach/Unsplash

Horas depois da entrada em vigor da trégua entre Israel e as milícias que actuam na Faixa de Gaza, a polícia israelita entrou em confronto esta sexta-feira com fiéis palestinianos na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém. O local foi há duas semanas cenário dos incidentes que desencadearam a última escalada de violência.

De acordo com a agência de notícias palestiniana “Wafa”, 15 palestinianos ficaram feridos nos confrontos, que começaram após a intervenção das forças de segurança israelitas enquanto os fiéis celebravam a trégua entre Israel e as milícias em Gaza.

Alguns dos feridos, que foram transportados para hospitais próximos, foram atingidos por balas de borracha, enquanto outros foram vítimas de asfixia devido à utilização de gás lacrimogénio pela polícia.

A polícia israelita, por outro lado, descreveu estas celebrações como “motins”, que incluíam o lançamento de pedras e cocktails molotov contra as forças de segurança, que “reagiram para dispersar os desordeiros”.

Além disso, um porta-voz da polícia disse que os agentes reforçaram as medidas de segurança ao redor da Esplanada e que nunca entraram dentro da Mesquita de Al Aqsa, o terceiro local mais sagrado do Islão.

Embora os incidentes desta sexta-feira não tenham sido de grande magnitude, especialmente em comparação com os que aconteceram no mesmo local há duas semanas, quando centenas de pessoas ficaram feridas, a sensibilidade deste sítio e o seu valor simbólico para os palestinianos fazem com que qualquer episódio de violência tenha o potencial de escalar rapidamente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.