BioNTech. Serviços de Saúde descartam relação entre vacina e acidente cardiovascular

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus assegurou esta sexta-feira que os problemas de saúde de que um homem de 48 anos foi acometido depois de ter tomado a primeira dose da vacina desenvolvida pela alemã BioNTech não estão directamente relacionados com o imunizante.

O paciente, que se encontra a lutar pela vida nos cuidados intensivos, recebeu a 13 de Maio a primeira dose da vacina de RNA mensageiro desenvolvida pela farmacêutica alemã BioNTech e não se ressentiu de qualquer tipo de reacção adversa nos dias que se seguiram. Na quarta-feira, o homem queixou-se de dificuldades respiratórias, acabando por desmaiar e perder a consciência quando se encontrava em casa.

O paciente, que foi transportado em paragem cardíaca para o Hospital Kiang Wu, acabou por ser reanimado, mas encontra-se em condição crítica.

De acordo com a emissora em língua chinesa da Rádio Macau, o homem foi vítima de um enfarte agudo do miocárdio, derivado de uma necrose aguda associada a uma epiglotite.

Esta sexta-feira, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus descartou qualquer relação entre a ocorrência e a administração da vacina. O organismo diz, num comunicado, que a epiglotite é uma infecção de natureza bacteriana e sustenta que não há qualquer indício de que a fármaco possa aumentar o risco de infecções da índole. A equipa de avaliação da Direcção dos Serviços de Saúde concluiu que o advento adverso de que o paciente foi vítima não está relacionado com o processo de vacinação, tratando-se de uma infeliz coincidência.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.