Uma mulher italiana da localidade de Massa, no norte do país, recebeu seis doses da vacina contra a Covid-19 por erro, pelo que teve de passar um dia no hospital para observação, do qual já recebeu alta por se encontrar bem.
Trata-se de uma jovem de 23 anos que trabalhava como internista de psicologia clínica e que, como trabalhadora de saúde, foi vacinada dentro das categorias prioritárias, confirmaram esta segunda-feira as autoridades medidas locais.
A afectada recebeu um frasco inteiro da vacina da Pfizer contra o Sars-Cov-2, que contém seis doses.
Ao dar-se conta do erro, os enfermeiros responsáveis pela campanha de vacinação explicaram a situação à jovem, que se deslocou às Urgências de Massa, na região da Toscânia, onde ficou em observação durante 24 horas, tendo recebido alta esta segunda-feira.
A paciente encontra-se bem e “não foram registados efeitos colaterais”, mas os médicos vão acompanhar a sua evolução para avaliar os efeitos no seu sistema imunitário depois da recepção de um antígeno em excesso na sua vacinação.
Esta sobredose foi comunicada à Agência Italiana do Fármaco (AIFA) e as autoridades sanitárias regionais abriram uma investigação para esclarecer o sucedido.
Leave a Reply