Taiwan barra entrada a visitantes oriundos da Índia

Fotografia: Chuttersnap/Unsplash

Taiwan tornou-se esta segunda-feira o mais recente território a proibir a entrada de pessoas vindas da Índia, país assolado pelo coronavírus na tentativa de evitar novas infecções. Cada vez mais nações estão a dar conta de casos de uma variante identificada pela primeira vez no segundo país mais populoso do planeta.

A variante B.1.617 já chegou a pelo menos 17 países, do Reino Unido ao Irão e à Suíça, provocando um temor global e induzindo vários deles a fecharem as fronteiras a viajantes oriundos da Índia.

Os cientistas estão a estudar se a variante, que resulta de duas mutações cruciais na porção do “espigão” do vírus que se liga às células humanas, está a provocar uma explosão inesperada de casos na Índia.

A contagem de infecções da nação do sul asiático aproximou-se dos 20 milhões esta segunda-feira depois de o país relatar mais de 300 mil casos novos de coronavírus pelo 12º dia seguido.

No mês passado, a Indonésia, que está a enfrentar um dos piores surtos de Covid-19 da Ásia, parou de emitir vistos para estrangeiros que estiveram na Índia nos 14 dias anteriores: “Precisamos de conter estes casos enquanto ainda são poucos”, disse o ministro da Saúde indonésio, Budi Gunadi Sadikin, depois dos dois primeiros casos da variante relatados na nação do sudeste asiático terem sido detectados esta segunda-feira.

A vizinha Malásia disse ter detectado o seu primeiro caso da variante indiana no domingo, dias depois de impor uma proibição dos voos provenientes daquele país.

Também nesta segunda-feira, Taiwan disse que, com excepção dos seus cidadãos, todos aqueles que tenham estado na Índia nos 14 dias anteriores serão proibidos de ingressar no seu território. Os taiwaneses que regressem a casa passarão 14 dias em instalações de quarentena centralizadas.

A medida vem depois de a Austrália adoptar uma medida ainda mais drástica na semana passada, proibindo a entrada de moradores e cidadãos que estiveram na Índia nas duas semanas anteriores com ameaças de multas e prisão para os infractores.

Foi a primeira vez que a Austrália classificou o regresso dos seus próprios cidadãos como um delito.

As autoridades das Filipinas alertaram que não podem descartar a possibilidade de uma crise de Covid-19 semelhante à da Índia, dizendo que a decisão da semana passada de impedir a chegada de pessoas daquele país visou impedir que isto se torne uma realidade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.