As autoridades de Macau vão obrigar, a partir desta segunda-feira, os residentes que tenham estado, nos 28 dias anterior à chegada ao território, a cumprir um período de quarentena obrigatória de 28 dias. Na base da decisão, anunciada no domingo, está o facto dos dois países registarem um aumento substancial no número de infecções por Covid-19.
No domingo, as autoridades brasileiras registaram um total de 1305 mortes devido à Covid-19. O Brasil contabiliza desde o início da pandemia mais de 390 mil óbitos e, apesar de ainda não ter chegado ao fim, o mês de Abril é já o mais letal desde que o primeiro surto da doença foi detectado na cidade chinesa de Wuhan, no final de 2019.
A situação no Nepal, que faz fronteira com a Índia – país que voltou a estar nas últimas semanas no epicentro da pandemia – tem vindo a agravar-se nos últimos dias, com uma subida acelerada no número de casos.
Uma medida semelhante à que foi decretada este domingo já tinha sido anunciada na semana passada, ainda que visando viajantes provenientes da Índia, do Paquistão e das Filipinas. Na altura, a Direcção dos Serviços de Saúde justificou a medida com o agravamento da pandemia nesses três países.
Leave a Reply