Reino Unido vai atingir imunidade de grupo a 12 de Abril

Fotografia: Focusonmore/Creative Commons

O Reino Unido, que vacinou mais de metade da sua população adulta contra a Covid-19,deverá alcançar a chamada imunidade de grupo a 12 de Abril, de acordo com cálculos da University College London (UCL, em inglês) publicados esta quinta-feira.

De acordo com esta análise, a protecção da população contra o coronavírus, quer através da vacinação, quer porque a doença foi superada, vai chegar a 73,4 por cento da população a 12 de Abril, data da segunda fase do desconfinamento.

A percentagem, segundo os especialistas da universidade, é suficiente para dizer que existe imunidade de grupo, que ocorre quando um número suficiente de indivíduos é protegido contra uma determinada infecção, catuando como protecção para evitar que o vírus chegue aos que não estão protegidos.

Segundo os últimos números oficiais, mais de 31 milhões de pessoas receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19, enquanto mais de cinco milhões receberam a segunda.

O especialista Karl Friston, da UCL, destacou o nível de imunidade da população, dado que “mais de 50 por cento dos adultos foram vacinados” e uma elevada percentagem “foi exposta ao vírus”.

O jornal Daily Telegraph, que teve acesso ao estudo da UCL, destacou a eficácia do modelo utilizado pela universidade porque regista mortes, infecções, vacinações e hospitalizações em tempo real.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.