A Direcção Geral de Saúde de Portugal anunciou esta segunda-feira 159 casos de coronavírus e seis mortes, números que mantêm a curva epidemiológica estável. O índice que mede o número de pessoas que cada infectado contagia voltou a subir.
De acordo com o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira, dia do início da segunda fase de desconfinamento, o factor de transmissão R(t) subiu até 0,98 ao nível nacional e em Portugal continental – excluindo os arquipélagos da Madeira e Açores – chegou a 1, nível a partir do qual a situação epidemiológica se passa a agravar.
Os números de novas infecções mantém-se baixos, e os desta segunda representam um mínimo desde 24 de Agosto, embora os dados estejam bastante influenciados pelo período festivo da Páscoa e pelo fim de semana, quando são feitos e analisados menos testes.
A incidência a 14 dias caiu até aos 62,8 casos por 100.000 habitantes.
Portugal acumula 823.494 casos – 25.966 dos quais activos – e 16.885 falecidos desde o início da pandemia.
Nos hospitais, onde os números têm estado a oscilar nos últimos dias, houve um aumento no número de internados totais, que subiu a 536, mais 19 que no dia anterior.
Esta subida foi motivada pelos maiores internamentos em enfermaria, já que a ocupação nos cuidados intensivos baixou, com 112 pacientes com o vírus, menos 5.
Portugal começou esta segunda-feira a segunda fase do seu plano de desconfinamento com a abertura de esplanadas, pequeno comércio, ginásios e museus. Também voltaram as aulas presenciais para alunos de segundo terceiro ciclo.
A próxima fase de desconfinamento está prevista para 19 de Abril, embora sempre sujeita à evolução da pandemia.
Leave a Reply