Myanmar. Grupos rebeldes juntam-se aos protestos contra golpe de Estado

Dez das principais facções rebeldes da antiga Birmânia vão “rever” o acordo de paz assinado em 2015 com o Exército, em resposta à repressão mortal do regime militar ao movimento pró-democracia.

Mais de 12 mil deslocados fugiram dos bombardeamentos aéreos do Exército birmanês nos últimos dias, informou neste sábado um desses grupos, a poderosa União Nacional Karen (KNU), que apelou às minorias étnicas do país para se unirem contra a Junta militar.

Desde a independência de Myanmar em 1948, muitas facções étnicas armadas estão em conflito com o governo central por maior autonomia, reconhecimento de sua especificidade, acesso aos muitos recursos naturais do país ou parte do lucrativo comércio de drogas. Em 2015, o Exército chegou a um acordo de cessar-fogo com dez facções, incluindo a KNU, um dos maiores grupos armados do país.

Pouco depois do golpe de 1 de Fevereiro que derrubou o governo civil de Aung San Suu Kyi, esses grupos rebeldes garantiram que iriam manter o cessar-fogo, apesar da repressão dos generais.

Desde então, “centenas de civis, crianças, adolescentes e mulheres foram assassinados” pelas forças de segurança, escreveram neste sábado num comunicado.

Por este motivo, as dez facções, que iniciaram uma reunião de dois dias, vão “rever” a sua posição no acordo de cessar-fogo, acrescentaram.

Guerra civil?

A KNU é especialmente violenta contra a Junta. Em resposta ao banho de sangue das forças de segurança contra os opositores anti-golpe, a KNU apreendeu na semana passada uma base militar no estado de Karen, no sudeste, e matou 10 soldados.

Em retaliação, o Exército realizou ataques aéreos contra redutos da KNU, os primeiros em duas décadas nesta região: “Muitos civis morreram, entre eles menores e estudantes. Escolas, casas e vilas foram destruídas”, disse a KNU. “Pedimos a todas as minorias étnicas do país (…) que realizem acções enérgicas e adoptem sanções” contra os responsáveis, afirmou.

Por sua vez, o porta-voz da Junta militar, Zaw Min Tun, disse à AFP que espera “que a maioria dos membros da KNU respeite o cessar-fogo”. Outros grupos armados já expressaram apoio à mobilização democrática e ameaçaram pegar novamente em armas contra a Junta, que reprime violentamente a contestação.

A emissária das Nações Unidas (ONU) para o Myanmar, Christine Schraner Burgener, alertou esta semana para o risco “sem precedentes” de uma “guerra civil” no país. Pelo menos 550 civis foram mortos a tiros pelas forças de segurança nos últimos dois meses, de acordo com a Associação de Ajuda a Presos Políticos (AAPP).

Poderia haver muito mais, já que mais de 2.700 pessoas foram detidas, sem acesso a familiares e advogados. Muitas estão desaparecidas.

Na sexta-feira, foram emitidos mandados de prisão contra várias figuras proeminentes no país, incluindo cantores e modelos, de acordo com a imprensa estatal. Três membros de uma família, incluindo duas irmãs, que falaram com uma correspondente da rede americana CNN, foram presos: “Oramos para que eles não tenham sido mortos”, disse à AFP uma pessoa próxima.

Um orgão de comunicação local disse que eles fizeram a saudação de três dedos, um gesto de resistência, enquanto falavam com a jornalista. A Junta também bloqueou o acesso à Internet para a grande maioria da população. Mas o movimento pró-democracia tenta encontrar alternativas para se organizar.

“Esta loucura tem de terminar”

Em Dawei, no sul do país, jovens marcharam este sábado com bandeiras vermelhas da Liga Nacional para a Democracia (NLD) de Aung San Suu Kyi. Outras mobilizações foram realizadas em todo o país e pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridos, disseram testemunhas à AFP: “A Junta agora está a usar granadas (…) metralhadoras e outras armas de guerra contra o povo birmanês. Essa loucura deve acabar”, tuitou o relator especial da ONU Tom Andrews, pedindo o estabelecimento de um embargo de armas.

Mas o Conselho de Segurança da ONU continua dividido. A China e a Rússia opõem categoricamente à ideia de sanções, ao contrário dos Estados Unidos e do Reino Unido, que já as impuseram.

Os militares, que fazem ouvidos moucos às condenações internacionais, justificaram o golpe por uma suposta fraude durante as eleições de Novembro, que foram vencidas pelo partido da Prémio Nobel da Paz.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.