O primeiro cinema de Moscovo e um dos mais antigos do mundo ainda em operação, o “Khudozhestvenny”, anunciou esta sexta-feira a reabertura ao público a 9 de Abril, após restauro completa.
Localizado num edifício emblemático no bairro histórico de Arbat, este conhecido cinema moscovita foi totalmente reformado. O resultado do restauro foi esta sexta-feira apresentado numa visita à imprensa.
Alguns elementos históricos, como os baixos-relevos da fachada, foram restaurados, mas também foram criados novos interiores modernistas ou art déco, sob a direcção do gabinente de arquitectura local Strelka.
Inaugurado em 1909, este cinema foi o primeiro de Moscovo e um dos primeiros do mundo. Entre os seus visitantes estão, entre outros, o famoso escritor Léon Tolstoi, de acordo com o teatro.
Durante o regime soviético, recebeu até mil espectadores, contra os quase 500 de hoje em dia.
Em 1926, foi palco da estreia mundial do lendário filme de Serguei Eisenstein “O Couraçado Potemkin”.
O cinema, cuja restauração estava prevista desde 2010, estava fechado ao público desde 2014.
As obras começaram quando a sala pertencia ao grupo Rambler, liderado pelo bilionário russo Alexander Mamut, mas desde então foi adquirido pelo Sberbank, o primeiro banco russo.
“O Sberbank restaurou completamente o lendário cinema Khudozhestvenny para devolver aos habitantes de Moscovo e visitantes da capital um dos lugares mais apreciados da cidade por muitas gerações”, disse a vice-presidente executiva do Sberbank, Tatiana Dobrokhvalova, num comunicado.
O custo da iniciativa de restauro não foi divulgado.
Leave a Reply