O porta-contentores Ever Given está na vertical e em paralelo à margem do Canal de Suez, onde ficou encalhado e atravessado há uma semana, depois de terem sido feitas várias tentativas desde a madrugada de segunda-feira de mover a enorme embarcação, tirando proveito da maré alta.
A Autoridade do Canal de Suez informou que “os esforços para desencalhar o barco tiveram êxito” e mostrou imagens do navio em paralelo face à margem do canal, depois de ter estado durante uma semana atravessado, bloqueando a passagem em ambos sentidos.
No vídeo, publicado pela autoridade gestora do Canal de Suez, pode-se ver o gigante porta-contentores a flutuar nas águas do canal e a mover-se sem ajuda, enquanto se ouvem sirenes dos barcos a celebrar a façanha depois de vários dias de trabalho.
Por sua parte, a empresa de serviços logísticos Leth Agencies, que opera no canal, afirmou que o barco estava a navegar em direcção a norte, rumo à zona central do canal, onde poderá ancorar no Grande Lago.
Na segunda-feira de manhã, a Autoridade do Canal de Suez disse que o navio poderá ancorar lá para passar por uma inspecção técnica depois do incidente.
De acordo com a cadeia de televisão egípcia Extra News, que transmitiu em directo a operação para desencalhar o navio, o trânsito através do canal foi retomado durante a tarde.
A navegação ficou suspensa depois do barco, de bandeira panamenha e propriedade da empresa taiwanesa Evergreen, com 18.300 contentores a bordo, ter ficado encalhado depois de fortes ventos e de uma tempestade de areia terem atingido aquela região do Egipto.
Isto gerou um engarrafamento no Canal de Suez, por onde passa 10 por cento do comércio mundial e 25 por cento dos contentores, que esta segunda chegava a 367 navios, de acordo com a Leth Agencies.
Leave a Reply