Mike Pompeo pede que os EUA boicotem Olimpíadas de Inverno

O antigo secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo  associou-se na sexta-feira  aos apelos para que os Estados Unidos boicotem os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, dizendo que a actividade “desagradável” da China a tornou um anfitrião inadequado.

Pompeo, crítico ferrenho de Pequim enquanto era o chefe da diplomata de Donald Trump, disse que o governo anterior tentou nos últimos meses persuadir o Comité Olímpico Internacional a suspender os Jogos de Inverno.

“Espero que nossos atletas tenham a oportunidade de participar das Olimpíadas. Eles merecem isso”, disse Pompeo, em declarações ao apresentador de rádio conservador Hugh Hewitt. “Mas, bem vistas as coisas, não podemos permitir que atletas norte-americanos viajem para Pequim e recompensem o Partido Comunista Chinês pelas actividades desagradáveis nas quais está envolvido”, disse. “As Olimpíadas são uma expressão de liberdade e talento atlético, e realizá-las em Pequim é completamente inapropriado.”

Vários republicanos, incluindo a antiga embaixadora na ONU Nikki Haley – além de Pompeo, considerado um potencial candidato à presidência em 2024 -, pediram um boicote. Alguns justificaram o apelo com a perseguição em massa de muçulmanos uigures em Pequim, uma política que Pompeo considerou no seu último dia de mandato um genocídio.

O sucessor de Pompeo, Antony Blinken, concorda com a classificação de genocídio, mas a administração do presidente Joe Biden, assim como a equipa de Trump enquanto se manteve no poder, não se pronunciou sobre o boicote às Olimpíadas, que estão programadas para arrancar a 4 de Fevereiro do próximo ano.

A China denunciou os pedidos de boicote e nega o genocídio, dizendo que está a oferecer formação vocacional às minorias para reduzir o interesse pelo extremismo islâmico.

Os Estados Unidos da América lideraram um boicote às Olimpíadas de Moscovo de 1980, devido à invasão soviética do Afeganistão. A delegação soviética boicotou os Jogos de Verão em Los Angeles quatro anos depois.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.