Espanha. Última estátua de Franco removida

A última estátua do antigo ditador espanhol Francisco Franco foi removida na terça-feira dos portões da cidade de Melilla, um enclave espanhol e cidade autónoma no noroeste da costa africana. 

Sem muita cerimónia, um grupo de trabalhadores que operavam uma escavadora mecânica e uma broca pesada destruíram a plataforma de tijolos na qual a estátua estava assente. A estátua foi depois levantada com uma corrente ao redor do pescoço e  colocada, embalada em plástico, na masseira de uma camionete.

A estátua, erguida três anos depois da morte de Franco em 1978, celebrava o seu papel como comandante da Legião Espanhola na Guerra do Rif, um conflito travado nos anos 1920 por Espanha e por França contra as tribos Berberes da região montanhosa do Rif, em Marrocos.

“Este é um dia histórico para Melilla”, disse na segunda-feira Elena Fernández Trevino, encarregada de Educação e Cultura no enclave após a assembleia local votar pela retirada do monumento, sublinhando que aquela era “a única estátua dedicada a um ditador ainda na esfera pública na Europa”.

Apenas o partido de extrema-direita Vox votou contra a medida, argumentando que a estátua celebrava o papel militar de Franco, e não a sua ditadura, e desta maneira a Lei de Memória Histórica, um estatuto de 2007 que pede a retirada de todos os símbolos ligados ao regime de Franco, não deveria ser aplicada.

O governo espanhol fez diversas remoções importantes devido ao diploma, incluindo a tomada do palácio de Verão do antigo ditador, que foi retirado aos seus herdeiros em Setembro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.