Biden recebe segunda dose da vacina contra a Covid-19

O presidente eleito dos Estados Unidos da América, Joe Biden, recebe esta segunda-feira a sua segunda dose da vacina anticovid-19, anunciou o seu gabinete no domingo. A sua primeira injecção foi transmitida ao vivo pela televisão a 21 de Dezembro passado para gerar confiança e motivar o público a não recear a vacinação.

Biden, de 78 anos, disse aos norte-americanos que “não havia razão para preocupações”, ao receber a vacina da Pfizer no Hospital Christiana em Newark, no estado de Delaware. A equipa de transição confirmou este domingo que a segunda inoculação também será feita diante das câmeras.

Mais de 374.000 pessoas morreram, devido à Covid-19 nos Estados Unidos da América.

Na última sexta-feira, Biden criticou o presidente Donald Trump pelo início conturbado da campanha de vacinação, que ele chamou de “paródia”.

Cerca de 6,7 milhões de americanos já receberam a primeira dose, bem abaixo dos 20 milhões prometidos por Trump até o final de 2020. Num país como os Estados Unidos da América, onde já foram distribuídas 22,1 milhões de doses, o desafio logístico para chegar à população de risco e aos profissionais de saúde é enorme.

As duas vacinas aprovadas até agora pelas autoridades sanitárias americanas – Pfizer/BioNtech e Moderna – exigem duas doses separadas por três ou quatro semanas, respectivamente.Biden, que assume o cargo a 20 de Janeiro próximo, anunciou que planeia distribuir todas as doses disponíveis, em vez de reter a metade para garantir que cada pessoa receba a sua dose de reforço, como indica o protocolo actual.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.