A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech é 91,25 por cento eficaz, de acordo com dados provisórios de um teste em estágio avançado na Turquia, um resultado potencialmente melhor do que o registado num teste separado da vacina, conduzido no Brasil.
Investigadores brasileiros que também está a realizar um estudo de Fase III da vacina, disseram na quarta-feira que o imunizante foi mais de 50 por cento eficaz, mas não revelaram os resultados completos a pedido da empresa, levantando questões de transparência.
Na quinta-feira, investigadores turcos afirmaram que nenhum efeito colateral importante foi observado durante o teste, excepto numa pessoa que desenvolveu uma reacção alérgica. O testes da vacina na Turquia arrancou a 14 de Setembro, e os pesquisadores disseram que 1.322 pessoas participaram.
A Sinovac é a primeira fabricante chinesa de vacina a divulgar detalhes de testes clínicos em estágio avançado, após resultados positivos de produtos rivais desenvolvidos pela Pfizer, Moderna e AstraZeneca, no mês passado.
Os investigadores turcos, que falaram ao lado do ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disseram que 26 das 29 pessoas infectadas durante o teste receberam placebos, acrescentando que o teste continuará até que 40 pessoas sejam infectadas: “Agora temos a certeza de que a vacina é eficaz e segura (para uso) no povo turco”, declarou Koca, acrescentando que Ancara usará os dados para licenciar a vacina.
A Turquia concordou em adquirir 50 milhões de doses da vacina da Sinovac e receberia a entrega em 11 de Dezembro, mas o envio foi adiado.
Koca disse que as doses chegarão na segunda-feira e que a Turquia vacinará cerca de nove milhões de pessoas do primeiro grupo, começando pelos profissionais de saúde.
A Sinovac também fechou acordos de fornecimento da sua vacina, chamada CoronaVac, com países como a Indonésia, o Brasil, o Chile e Singapura, e está a negociar a venda do imunizante com as Filipinas e a Malásia.
Koca também disse que a Turquia vai assinar um acordo com a Pfizer e a parceira BioNTech para 4,5 milhões de doses da sua vacina a serem entregues até o final de Março, com a opção de comprar mais 30 milhões de doses depois.

Leave a Reply