Inês Gonçalves vence Prémio Macau Reportagem

Inês Santinhos Gonçalves, jornalista da Teledifusão de Macau (TDM) venceu a edição de 2020 do Prémio Macau-Reportagem atribuído pela Fundação Oriente com a reportagem “Animais de Farmácia”, transmitida pela televisão pública do território em Janeiro de 2019.

A Fundação Oriente justifica a atribuição do galardão a Inês Santinhos Gonçalves com o facto da reportagem abordar “um tema relevante da cultura local”, num trabalho “solidamente documentado” e que convoca “diferentes vozes para a análise do assunto em causa”, sublinhou a Fundação Oriente, em comunicado. De acordo com o júri, “a reportagem foi conduzida de forma estruturada e clara, constituindo um bom exemplo do género textual em apreço”.

“O último estertor da pista infame” reportagem publicada no jornal Ponto Final em Julho de 2018, da autoria de Sílvia Gonçalves, foi distinguida com uma menção honrosa.

Inês Santinhos Gonçalves trabalha em Macau desde 2011, ano em que integrou a redacção do jornal Ponto Final. A jornalista passou ainda pela agência Lusa e está, desde 2018, ao serviço da TDM.

O júri do Prémio Macau-Reportagem é composto pela coordenadora da delegação da Fundação Oriente em Macau, Ana Paula Cleto, pelo director do jornal em língua inglesa The Macau Post Daily, Harald Bruning, pelo director do Instituto Português do Oriente (IPOR), Joaquim Ramos, pelos professores da Universidade de Macau Maria José Grosso e José Fernando Lino Pascoal e ainda pela professora do Instituto Politécnico de Macau Rosa Bizarro.

A Fundação Oriente instituiu o Prémio Macau–Reportagem para premiar o melhor trabalho jornalístico sobre Macau, nas vertentes cultural e socio-económica, publicado em órgãos de comunicação social tanto de Macau, como de Portugal.

A delegação da Fundação Oriente aceita, entre 4 e 29 de Janeiro de 2021, candidaturas à próxima edição do prémio, que tem um valor pecuniário de 50.000 patacas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.