
Os planos de vacinação relativo à Covid-19 em Portugal, ainda em estudo, propõem que o grupo prioritário para imunização sejam o dos cidadãos com idades compreendida entre os 50 e 75 anos que tenham alguma doença grave, assim como utentes e trabalhadores de lares de idosos e profissionais de saúde.
O grupo foi delimitado num documento preliminar criado pela comissão de especialistas nomeada pela Direcção Geral da Saúde (DGS), apresentado há dias ao Conselho Nacional de Saúde Pública e divulgado esta sexta-feira pela imprensa portuguesa.
De acordo com o documento, na primeira fase serão vacinadas 750.000 pessoas em Portugal , sobretudo pessoas com idade compreendida entre os 50 e os 75 anos com quadros clínicos considerados graves, como insuficiência cardíaca, respiratória ou renal, assim como trabalhadores de saúde e de lares de idosos, juntamente com os funcionários destas instituições.
Segue-se na segunda fase membros das forças de segurança e protecção civil, assim como cidadãos com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos com doenças crónicas como diabetes, cancro ou problemas pulmonares.
No total, este grupo compreenderá quase 3 milhões de pessoas.
O plano de vacinação definitivo de Portugal, onde falta definir onde seriam dadas à população, entre outras questões, deverá estar definido antes do Natal, data que irá contar com restrições também ainda por definir.
Leave a Reply