A Escócia aprovou na terça-feira a decisão de oferecer produtos menstruais gratuitos de forma universal, tornando-se o primeiro país do mundo a tomar esta iniciativa.
O Parlamento escocês votou de forma unânime a favor de um projecto de lei que estabelece o direito de acesso a absorventes internos e externos de graça.
A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, comemorou a decisão: “Tenho orgulho de votar por esta lei inovadora, que torna a Escócia o primeiro país do mundo a fornecer produtos menstruais gratuitos para todas as pessoas necessitadas”, disse. “Uma política importante para mulheres e meninas”, acrescentou.
“Todos concordamos que ninguém se deve preocupar com os seus próximos absorventes ou protecções reutilizáveis”, declarou no Parlamento a deputada trabalhista escocesa Monica Lennon, que propôs o diploma.
Absorventes internos e externos são gratuitos para as alunas do ensino secundário e para as alunas universitárias na Escócia, mas o projecto agora impõe aos ministros a obrigação de estabelecer um plano a nível nacional para garantir o acesso universal.
Escolas, faculdades e universidades também devem disponibilizar uma variedade de produtos para menstruação nas suas casas de banho. O governo escocês pode obrigar os órgãos públicos a fornecer esses produtos gratuitamente.
Aileen Campbell, secretária para as comunidades e o governo local, disse que a lei envia uma “mensagem importante sobre o tipo de país que a Escócia quer ser”: “É uma Escócia […] onde ninguém tem que passar pela indignidade de usar materiais inadequados para esconder o período ou esticar ainda mais o orçamento familiar para comprar produtos para as suas filhas […] uma Escócia onde ninguém tem que esconder um tampão na manga “, declarou.
O custo da medida é estimado em cerca de 11 milhões de euros por ano.

Leave a Reply