Paris, Zurique, Hong Kong. A santíssima trindade das cidades mais caras do mundo

Paris e Zurique juntaram-se a Hong Kong no trio das cidades com um custo de vida mais elevado, substituindo Singapura e Osaka, aponta um estudo publicado na edição desta quarta-feira da revista “The Economist”.

Teerão deu o maior salto, subindo 27 posições, devido ao impacto das sanções norte-americanas, informa o relatório 2020 sobre o custo de vida no mundo publicado pela revista britânica.

O impacto da pandemia sobre o dólar foi a principal causa da variação do custo de vida em muitos países, destaca a investigação:  “A pandemia fez com que o dólar perdesse valor, enquanto as moedas do oeste europeu e do norte da Ásia ganharam força, o que teve consequências no preço de bens e serviços”, destacou Upasana Dutt, um dos responsáveis pelo estudo.

“Paris e Zurique juntara-se a Hong Kong no topo da lista devido ao encarecimento do euro e do franco suíço”, indica o relatório, segundo o qual os preços em Singapura caíram principalmente devido à redução da procura causada pelo êxodo de trabalhadores estrangeiros.

Em Osaka, terceira maior cidade do Japão, “os preços dos bens de consumo ficaram estagnados e o governo japonês subsidiou custos como o do transporte público”, assinala o texto.

Nos Estados Unidos, Nova Iorque perdeu um lugar e situa-se na sétima posição,  a par de Genebra. Los Angeles caiu para o nono lugar, a par de Copenhaga.

Em todo o mundo, a queda do custo de vida seguiu a dos preços do vestuário, uma vez que a população confinada parou de comprar  roupa nova. O apogeu do trabalho remoto, no entanto, levou ao aumento da compra de produtos electrónicos, cujos preços foram os que mais subiram, de acordo com o estudo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.