Sapato de Maria Antonieta leiloado em Versalhes

Um elegante sapato que pertenceu Maria Antonieta, feito de pele de cabra e de seda, foi leiloado neste domingo, em Versalhes, nos subúrbios de Paris, anunciou a casa de vendas Osenat.

Com um preço estimado entre 8.000 e 10.000 euros, o sapato branco de Maria Antonieta (1755-1793) é um dos destaques de um leilão intitulado “A Realeza de Versalhes”.

Também estará à venda o quadro “Molière invité à la table du Roi Soleil” (Molière convidado para a mesa do Rei Sol), de François-Jean Garneray, uma das raras obras que mostra o escritor e o soberano juntos. O valor está avaliado entre os 40.000 e 60.000 euros.

O sapato está em boas condições. Mede 22,5 cm de comprimento, é feito de pele de cabra com seda na ponta, sola de couro e salto de 4,7 cm. No peito do pé, apresenta um detalhe de quatro fitas plissadas sobrepostas.

O calçado teria chegado às mãos de Marie-Emilie Leschevin, uma amiga de Madame Campan, a primeira criada da rainha, e teria sido conservado para as gerações futuras.

Em Maio, um baú da “suíte” de Maria Antonieta e uma grande toalha usada durante a sua coroação, em 1775, foram leiloados por quantias consideráveis, um sinal do fascínio que esta rainha austríaca guilhotinada durante a Revolução Francesa ainda exerce.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.