
As autoridades de saúde suecas pediram esta terça-feira aos moradores do sul do país que reduzam os contactos e evitem o transporte público e os espaços fechados, perante a perspectiva de aumento de novos casos de coronavírus.
A região de Scania, a região mais ao sul do país, junta-se à cidade de Uppsala, a 70 quilómetros de Estocolmo, onde os moradores receberam indicações desde a semana passada para evitar os transporte público e o contacto físico com pessoas fora do núcleo familiar.
As recomendações propostas na região de Scania permanecerão em vigor por pelo menos três semanas.
Com grande parte da Europa a apertar as medidas para conter a pandemia de Covid-19, a Suécia está a tentar corrigir as suas medidas com a sua estratégia de não aplicar confinamento ou medidas coercitivas.
O número diário de novos casos, no entanto, tem vindo a aumentar continuamente desde meados de Setembro.
Na semana passada, o número de novos casos aumentou 70 por cento em relação à semana anterior, “é um dos maiores aumentos que verificamos”, explicou Anders Tegnell, epidemiologista-chefe da Agência Sueca de Saúde Pública, na terça-feira.
Tegnell acrescentou ainda que devem discutir com outras autoridades locais a extensão das novas recomendações a outras regiões do país.
Apesar do aumento diário de novos casos, o número de óbitos manteve-se estável nas últimas semanas. No total, com 10,3 milhões de habitantes e mais de 115.000 infecções, a Suécia registou quase 6.000 mortes.
Leave a Reply