Dois russos e uma norte-americana a caminho da Estação Espacial Internacional

A astronauta americana Kathleen Rubins e os cosmonautas russos Serguei Ryzhikov e Serguei Kud-Svertchkov descolaram esta quarta-feira a bordo de um foguetão russo Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

“A nave entrou com êxito em órbita”, anunciou a agência espacial russa Roskosmos. O Soyuz que transporta os dois cosmonautas da Roskosmos e a astronauta da Nasa descolou às 5h45 GM da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Os três esperam bater um recorde e acoplar à ISS em apenas três horas, contra as seis horas que são habituais.

Na ISS – uma das poucas áreas de cooperação que persistem entre os russos e os países ocidentais – o trio será recebido por Chris Cassidy (NASA) e por Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner (Roskosmos), cujo regresso à Terra está previsto para 22 de Outubro.

O voo do Soyuz acontece entre dois lançamentos com destino à ISS do foguetão norte-americano SpaceX, com o qual os Estados Unidos da América recuperaram a capacidade de enviar pessoas ao espaço.

Até ao voo protagonizado por Robert Behnken e Doug Hurley, a 30 de Maio, que foi lançado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, os foguetões Soyuz da Rússia eram o único meio disponível para enviar astronautas norte- americanos para a Estação Espacial Internacional. Os dois astronautas regressaram à Terra a 2 de Agosto.

O próximo voo da SpaceX rumo à ISS ocorre em Novembro e deverá transportar três cidadãos norte-americanos e um japonês.

A presença da SpaceX e da Boeing, empresas privadas que assinaram contratos com a NASA, aumenta o debate sobre o eventual regresso da “corrida espacial”, agora envolvendo diversos países.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.