Inundações no Vietname e no Camboja deixam sete mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram no Vietname e outras duas no Camboja em inundações que deixaram milhares de casas debaixo de água e provocaram evacuações em massa em várias aldeias e localidades.

Nas províncias cambojanas de Pursat, Battambang e Pailín, centenas de famílias foram obrigadas a deixar as suas casas devido às enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingem a região.

“Um menino de dois anos e um homem de 57 morreram afogados”, disse à AFP Seak Vichet, porta-voz do Comité Nacional encarregado da gestão de desastres.

As autoridades ainda não sabem com clareza a magnitude dos danos ou o número de pessoas afectadas, mas esperam que a situação se agrave este domingo.

Em Battambang, soldados e agentes das forças de segurança resgataram idosos e crianças que se encontram a boiar agarrados a pneus que flutuavam na corrente.

No centro do Vietname, onde mais de um metro de chuva caiu nos últimos dias, cinco pessoas morreram e oito desapareceram. Mais de 33.000 habitações foram inundadas e mais de 26.000 pessoas tiveram que ser evacuadas, de acordo com o Comité Nacional responsável pela gestão de desastres.

A estrada nacional que liga o norte ao sul do país também foi inundada e vários voos internos  foram cancelados, de acordo com a imprensa.

Na Tailândia, várias estradas transformaram-se em rios e cerca de 200 casas foram inundadas na província de Nakhon Ratchasima.

De acordo com o governador da província de Vichien Chantaranotai, o distrito de Pak Chong é o mais afectado pelo mau tempo, com um total de 8.000 famílias e 12.000 residentes afectados: “A profundidade da água é de três metros em alguns lugares”, disse Chantaranotai aos repórteres.

No Laos, as inundações danificaram aldeias e campos de arroz ao longo dos rios Xepon e Xe Bang Hieng, na província de Savannakhet.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.