Emirados Árabes Unidos vão lançar missão à Lua em 2024

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram, na terça-feira, o lançamento de uma missão à Lua para 2024, numa altura em que o país está a reforçar a aposta no sector espacial.

A federação, composta por sete emirados ricos em petróleo, embarcou no domínio da exploração espacial ao longo dos últimos anos.

Em Setembro de 2019, Hazza al-Mansuri foi o primeiro cidadão emirenho a viajar para o espaço, a bordo de um foguete Soyuz, e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em Julho passado, os Emirados lançaram a primeira missão espacial árabe, chamada “Esperança”, rumo à Marte.

Segundo o vice-presidente dos Emirados e emir de Dubai, o xeque Mohamed Bin Rashid Al-Maktum, este país do Golfo vai agora dirigir a sua atenção para a Lua:

“Iniciamos um projeto emirenho para explorar a Lua”, escreveu nesta terça-feira no Twitter. “Será um veículo explorador lunar fabricado a cem por cento nos Emirados, que pousará na superfície da Lua em 2024”.

Também indicou que o astromóvel, chamado “Rachid” em homenagem ao seu pai, que se notabilizou pela modernização do Dubai, vai cobrir “lugares que ainda não foram alcançados em missões de exploração anteriores”.

Este projecto é inédito para os Emirados Árabes Unidos e constitui a primeira viagem à Lua feita por um país árabe.

De acordo com o xeique Mohamed, esta missão faz parte da estratégia espacial do país para desenvolver novas capacidades científicas.

O gabinete de meios de comunicação do Dubai informou que o lançamento deste veículo explorador, de 10 quilogramas, também faz parte dos esforços para construir um primeiro assentamento em Marte em 2117, um dos projectos mais ambiciosos dos Emirados Árabes Unidos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.