Macau e Tóquio acertam reforço da cooperação

As autoridades de Macau e do Japão assumiram esta terça-feira o compromisso de intensificar a cooperação bilateral em áreas como a economia, a cultura, a gastronomia e as energias renováveis, indicou o Governo

O chefe do executivo, Ho Iat Seng, esteve na segunda-feira reunido por meio de videoconferência com representantes da união parlamentar de amizade entre o Japão e Macau, Grande Baía. Durante o encontro, o líder do Governo congratulou Yoshihide Suga como novo primeiro-ministro do Japão. Suga foi eleito na quinta-feira em substituição de Shinzo Abe, que apresentou a demissão por questões de saúde, ao fim de oito anos na liderança do Executivo nipónico.

De acordo com o comunicado das autoridades de Macau, durante a reunião foram abordados temas como a “cooperação económica bilateral, o intercâmbio cultural e entre pessoas, bem como o apoio ao sector comercial do Japão e a sua participação no desenvolvimento da zona de cooperação aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”.

O chefe do Executivo mostrou ainda grande satisfação pelo facto do sector comercial japonês querer apostar no desenvolvimento de Macau e da ilha de Hengqin. Pequim pretende que a ilha da Montanha seja um complemento à indústria do jogo.

“As duas partes trocaram impressões sobre a diversificação das indústrias, formação de quadros, cultura gastronómica, exportação de produtos agrícolas, construção de uma cidade inteligente e de baixo carbono, aplicação de tecnologias de energias renováveis [e] desenvolvimento da indústria da medicina tradicional chinesa”, de acordo com a nota.

A reunião contou com a participação de vários políticos japoneses.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.