Turquia descobriu campo de gás gigantesco no Mar Negro

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou esta sexta-feira que a Turquia descobriu “o maior” campo de gás natural “da sua história” no Mar Negro e espera começar a explorá-lo em 2023.

“A Turquia descobriu o maior campo de gás natural de sua história no Mar Negro”, disse, estimando as reservas em 320 mil milhões de metros cúbicos.

O chefe de Estado turco considerou esta descoberta “de importância histórica para o futuro” da Turquia, que depende quase exclusivamente das importações para satisfazer o seu crescente apetite energético.

“Deus abriu uma porta para riquezas nunca antes vistas”, disse o chefe de Estado, visivelmente entusiasmado. “O nosso objetivo é o de colocar o gás do Mar Negro a serviço de nossa nação a partir de 2023”, acrescentou.

Erdogan especificou que a descoberta foi feita no poço de exploração Tuna-1. De acordo com o chefe de Estado, os primeiros indícios “sugerem que o depósito descoberto faz parte de uma reserva muito mais significativa”.

O presidente turco afirmou ainda que a Turquia vai acelerar a demanda por hidrocarbonetos no leste do Mediterrâneo e vai enviar para a área um novo navio-sonda antes do final do ano, apesar das tensões com a Grécia.

“Vamos acelerar as nossas operações no Mediterrâneo com a implantação até o final do ano do (navio sonda) ‘Kanuni’, que actualmente está em manutenção”, disse.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.